Quadrilhas Juninas Uberlândia

HISTÓRIA: A DANÇA DA QUADRILHA E FESTIVAL DE UBERLÂNDIA

A quadrilha dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Dança da Quadrilha era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era uma febre no ambiente aristocrático.

Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro.

Em Uberlândia, a dança de  Quadrilha estilizada e o Festival tiveram  início em 2011, quando Rick Chester, Presidente da FEQUAJU/MG – Federação de Quadrilhas Juninas Mineiras, por meio de workshops teóricos e práticos orientou a formação de grupo de dança da quadrilha estilizada, explicitando o necessário para a criação do Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia.

O 1º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia foi realizado em 2011, com participação de sete grupos de Quadrilhas, seis grupos de Uberlândia e um grupo de Belo Horizonte “Fogão A Lenha” , que participou como convidada  especial do Festival.

O concurso de quadrilhas do município de Uberlândia, mantém a tradição da cultura sem perder a modernidade. Os grupos de quadrilhas apresentam temas com bastante inovação, com narrativa coesa nas coreografias e estética peculiar nos adereços juninos.

Nos Concursos, os quesitos de julgamento são: Conjunto, Coreografia,  Marcador, Casal de Noivos e Caracterização. Os participantes de Uberlândia concorrem às premiações em dinheiro.

A  quadrilha junina, expressão da cultura popular brasileira, ocupa espaço especial na Festa Junina da Ação Moradia, que transforma o cotidiano da cidade de Uberlândia com a singularidade de espetáculos artísticos, reafirmando as nossas riquezas e a diversidade cultural. O Festival de Quadrilhas Juninas faz parte do calendário oficial do Município, desde 26 de junho de 2013, por meio da Lei 11.416.

O Festival é realizado em parceria com o PMIC – Programa Municipal de Incentivo a Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e a empresa Supporte Logística Integrada, empresa que incentiva desde 2013 o movimento cultural junino do município por meio do mecanismo da Lei de Incentivo Fiscal.

Profissionais da cidade das áreas de teatro, música e dança, promovem o talento artístico dos quadrilheiros apaixonados pela arte de dançar quadrilha. A cada ano os participantes do Festival oferecem um verdadeiro espetáculo de dança de quadrilha, promovendo o intercâmbio cultural entre as quadrilhas convidadas de outros municípios e os grupos de quadrilhas de Uberlândia.

2011 a 2024- Quadrilhas Juninas de Uberlândia:

    1. Farejador de Forró;
    2. Arraiá Dus Pé Vermei;
    3. Nascimento de Lambsame;
    4. Nega Maluca;
    5. Pé de Moleque;
    6. Os mais Vividos do SESC;
    7. Quadrilheiros da Jacy;
    8. Melhor Idade Junina;
    9. Quadrilha Semear;
    10. Quadrilha Junto e Misturado;
    11. Bailão de Minas;
    12. EJ Chapéu;
    13. Fala Uai;
    14. Forrozarte;
    15. Buscapé
    16. Prestenção Sô
    17. Matutos do Sertão;
    18. Pequeninos do Sertão;
    19. Junina Balancê;

De 2011 a 2020 – Quadrilhas Juninas de outros municípios que participaram no Festival

Quadrilhas de  Minas Gerais:

  1. Fogão a Lenha/BH
  2. Nossa Junina/BH
  3. São Domingos /BH
  4. Chic-Chic/Contagem;
  5. Nova Geração/Sabará;
  6. Arraial do Buscapé/Brumadinho;
  7. Arraial do Pé Roxo/Nova Lima

 

Quadrilhas do Distrito Federal:

  1. Num Só Piscar/São Sebastião;
  2. Flor do Mamulengo/Samambaia;
  3. Segue o Fogo/Samambaia
  4. Segue o Fogo/ Brasília

 

Quadrilhas de Goiás:

  1. Junina Renascer/Goiânia;
  2. Arriba Saia/ Goiânia;
  3. Paixão Cangaço /Águas Lindas.

 

Quadrilha de  Mato Grosso do Sul:

  1. Os de Fora/Tangará da Serra

As quadrilhas juninas auxiliam na construção de uma política cultural nos aspectos social, cultural, comunitário, econômico e fomentam o turismo do município de Uberlândia. Porém, os que participam do movimento junino da cidade enfrentam muitas dificuldades financeiras para trabalhar adequadamente, pois há pouco investimento do setor público e privado.

“Foi com muita satisfação e apoio, em meio a grandes desafios que se tornou possível desde 2011, a realização do Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia. Tenho orgulho em participar da criação do movimento cultural junino do município”
Eliana Maria Carrijo Setti
Idealizadora e coordenadora do Festival

HISTÓRICO DA FESTA JUNINA AÇÃO MORADIA

A festa junina da Ação Moradia, é uma celebração típica da cultura brasileira com seu caráter tradicional e notório entre o público uberlandense e visitantes de cidades vizinhas. O evento vem sendo realizado desde 1996 e em 2024, completa sua 28ª edição. O evento acontece à noite, aos sábados e domingos, no mês de junho das 18 às 24 horas.

Durante 15 anos o evento foi realizado na Praça Tubal Vilela e a partir de 2012 vem sendo realizado na Praça Sérgio Pacheco, com decoração marcada pelas cores vibrantes e elementos típicos, como bandeirinhas coloridas, balões, espantalhos, chapéus de palha, bandeirolas etc. As comidas típicas incluem variedades de pratos tradicionais, como milho verde cozido, pipoca, canjica, pamonha, curau, bolo de milho, pé-de-moleque, cocada, quentão, vinho quente etc. Barracas de pescaria, escorregador são montadas para as brincadeiras das crianças.

Dentro da festa junina é realizado o “Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia,” onde os grupos de quadrilhas apresentam belos espetáculos, com a dança da quadrilha tradicional e estilizada, que incluem coreografias animadas, temas, músicas típicas e figurinos coloridos. Talentos musicais locais, tem oportunidade de se apresentar na festa junina levantando a autenticidade e a energia da música sertaneja, música raiz, animando a multidão e incentivando todos a dançar. A festa junina atrai uma ampla diversidade de participantes, incluindo moradores locais e visitantes de outras cidades, abrangendo todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

A Festa Junina da Ação Moradia vai muito além de uma simples celebração junina, ela resgata e preserva elementos culturais tradicionais, com apresentações de Catira, Congada, Quadrilha com grupos juninos locais e de vários estados brasileiros tais como: Distrito Federal Goiás, Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte e vários municípios do interior de Minas apresenta a Festa Junina da Ação Moradia desempenha um papel fundamental na arrecadação de fundos para impulsionar os projetos sociais da instituição. Ao participar deste evento, você não apenas se diverte e se envolve com a comunidade, mas também contribui diretamente para causas sociais significativas. Venha fazer parte dessa festa que une tradição, diversão e solidariedade!

CONHEÇA A AÇÃO MORADIA

A Ação Moradia é uma organização social que promove projetos criativos e essenciais em prol do empoderamento social, cultural e econômico de famílias na periferia da zona leste de Uberlândia, precisamente na região do Grande Morumbi. Como uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, atuamos há 27 anos a partir da análises das vulnerabilidades sociais ali presentes e propostas de transformação social.

Aqui, impactar aparece no sentido de empoderar, pois acreditamos no acesso a novos conhecimentos e oportunidades como ferramenta de autonomia e mudança. Por isso, atuamos no atendimento integral de famílias a partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (atividades infanto-juvenis); da promoção ao mundo do trabalho (qualificação profissional; e do incentivo a Empreendimentos Comunitários (ECOs).
Atualmente, 234 crianças são atendidas diariamente e 316 adultos são qualificados para o mercado de trabalho anualmente.