A quadrilha dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Dança da Quadrilha era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.
Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes.
“O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro.
Em Uberlândia, a dança de Quadrilha estilizada e o Festival tiveram início em 2011, quando Rick Chester, Presidente da FEQUAJU/MG – Federação de Quadrilhas Juninas Mineiras, por meio de workshops teóricos e práticos orientou a formação de grupo de dança da quadrilha estilizada, explicitando o necessário para a criação do Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia.
O 1º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia foi realizado em 2011, com participação de sete grupos de Quadrilhas, seis grupos de Uberlândia e um grupo de Belo Horizonte “ Fogão A Lenha” , que participou como convidada especial do Festival.
Nesse evento em especial, ganhou a quadrilha “Farejador de Forró”, de Uberlândia.
“As tradições são sempre invenções feitas por grupos humanos numa determinada época. Não há algo tradicional desde sempre e nada do que é tradicional está isento de modificação, de transformação”. (Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior, historiador).
O concurso de quadrilhas do município de Uberlândia, mantém a tradição da cultura sem perder a modernidade. Os grupos de quadrilhas apresentam tema com bastante inovação, com narrativa coesa nas coreografias e estética peculiar nos adereços juninos.
Nos Concursos, os quesitos de julgamento são: Conjunto, Coreografia, Marcador, Casal de Noivos e Caracterização. Os participantes de Uberlândia concorrem às premiações em dinheiro.
A quadrilha junina expressão da cultura popular brasileira, ocupa espaço especial na festa junina da Ação Moradia, transforma o cotidiano da cidade de Uberlândia com a singularidade de espetáculos artísticos, reafirmando as nossas riquezas e a diversidade cultural. O Festival de Quadrilhas Juninas faz parte do calendário oficial do Município, desde 26 de junho de 2013 , por meio da Lei 11.416.
O Festival é realizado em parceria com o PMIC- Programa Municipal de Incentivo a Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e a empresa Supporte Logística Integrada, empresa que incentiva desde 2013 o movimento cultural junino do município por meio do mecanismo da Lei de incentivo Fiscal.
Profissionais da cidade das áreas de teatro, música e dança, promovem o talento artístico dos quadrilheiros apaixonados na arte de dançar quadrilha. A cada ano os participantes do Festival oferecem um verdadeiro espetáculo de dança de quadrilha, promove o intercâmbio cultural entre as quadrilhas convidadas de outros municípios e os grupos de quadrilhas de Uberlândia.
- 2011 a 2020- Quadrilhas Juninas de Uberlândia:
- Farejador de Forró;
- Arraiá Dus Pé Vermei;
- Nascimento de Lambsame;
- Nega Maluca;
- Pé de Moleque;
- Os mais Vividos do SESC;
- Quadrilheiros da Jacy;
- Melhor Idade Junina;
- Quadrilha Semear;
- Quadrilha Junto e Misturado;
- Bailão de Minas;
- EJ Chapéu;
- Fala Uai;
- Forrozarte.
- Matutos do Sertão
- Pequeninos do Sertão
- De 2011 a 2020 – Quadrilhas Juninas de outros municípios que participaram no Festival
Quadrilhas de Minas Gerais:
- Fogão a Lenha/BH
- Nossa Junina/BH
- São Domingos /BH
- Chic-Chic/Contagem;
- Nova Geração/Sabará;
- Arraial do Buscapé/Brumadinho
Quadrilhas do Distrito Federal:
- Num Só Piscar/São sebastião;
- Flor do Mamulengo/Samambaia;
- Segue o Fogo/Samambaia
Quadrilhas de Goiás:
- Junina Renascer/Goiânia;
- Arriba Saia/ Goiânia;
- Paixão Cangaço /Águas Lindas.
Quadrilha de Mato Grosso do Sul:
- Os de Fora/Tangará da Serra
As quadrilhas juninas auxiliam na construção de uma política cultural nos aspectos social, cultural, comunitário, econômico e fomenta o turismo do município de Uberlândia. Porém, os que participam do movimento junino da cidade enfrentam muitas dificuldades financeiras para trabalhar adequadamente, pois há pouco investimento do setor público e privado.
Muito bom esse site!!! 😉
Parabéns a todos os envolvidos desse trabalho, o site esta perfeito. Muito sucesso!
Muito obrigada.